Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Programa Tem Saída promove ações de orientação contra violência doméstica até o dia 16 de dezembro na Capital
Até o dia 16 de dezembro, as equipes do programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo, circulam por equipamentos públicos a fim de orientar mulheres no combate à violência doméstica e familiar. A iniciativa intersecretarial entre Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Direitos Humanos e Cidadania ocorre em alusão aos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
As ações incluem atendimento exclusivo para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com oferta de vagas de emprego, apresentação de programas de autonomia financeira e atividades de fortalecimento emocional. A ação integra as atividades do programa municipal Tem Saída, ação que envolve diversos entes do poder público e empresas a fim de auxiliar as mulheres a saírem do ciclo de violência doméstica.
A programação prevê para os dias 5 e 9 de dezembro atividades com a ONG Cruzando História, com palestras sobre Abuso não é Amor no Centro de Referência LGBT+ Claudia Wonder e CRCM Capela do Socorro. No dia 11 de dezembro, atividades socioemocionais serão promovidas no Centro de Referência a LGBTI+ Bruna Valin.
As interessadas podem consultar as vagas disponíveis no Cate Móvel (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Nesta semana são mais de 1.500 oportunidades nos setores do comércio, serviços, saúde, entre outros. Os salários variam de acordo com os cargos, indo de R$ 920 (aprendiz) até R$ 5.122 (fonoaudiólogo).
Tem Saída
O programa Tem Saída, lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar.
A ação é liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil - (OAB-SP).
Desde a criação do programa, já foram emitidos mais de 2.400 ofícios por órgãos de justiça solicitando atendimento especializado. Nesse período, 1073 mulheres foram cadastradas no programa, destas mais de 440 beneficiárias estavam formalmente inseridas no mercado de trabalho.
O Tem Saída, conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas exclusivas ou prioritárias a elas, como Pernambucanas, Sonda, Yakult CBS Serviços, Diagonal Consultoria, SP Fashion Week, entre outras. Esse conjunto de esforços tem como objetivo incentivá-las a romper o ciclo da violência conquistando sua autonomia financeira por meio do trabalho.
Serviço:
Zona Oeste
Centro de Referência LGBT + Claudia Wonder
Dia: 05 de dezembro
Horário: 14h às 15h30
Rua Alvarenga, 756 – Butantã
CREAS Butantã
Dia: 16 de dezembro
Horário: 9h30 às 13h
Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, 320 - Jardim Peri Peri
Zona Sul
CRCM Capela do Socorro
Dia: 09 de dezembro
Horário: 10h às 13h
R. Prof. Oscar Barreto Filho, 350 – Parque América
Zona Central
Centro de Referência LGBTI+ Bruna Valin
Dia: 11 de dezembro
Horário: 14h às 16h
Rua Major Sertório, 292/294 - República
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
