Secretaria Municipal das Subprefeituras

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025 | Horário: 15:23
Compartilhe:

Prefeitura reforça monitoramento e manutenção dos piscinões durante a estiagem

São Paulo conta com 70 estruturas de contenção distribuídas pela cidade e investe em tecnologia e monitoramento para reduzir alagamentos e durante as chuvas

Por: Dominik Avelino Prates e André Valeriano

Com a aproximação do período de chuva, a Prefeitura de São Paulo conta com uma ampla rede de estruturas voltadas ao controle de cheias e à mitigação de enchentes durante o verão. Dos equipamentos mais importantes na drenagem urbana, estão os piscinões e os polderes, que desempenham papeis essenciais na prevenção de alagamentos em locais de risco e suscetíveis aos alagamentos.

Dos 70 reservatórios distribuídos por todas as regiões da cidade, 49 estão sob gestão da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e das Subprefeituras, 3 pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), 3 pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e 15 administrados pelo Governo do Estado. Nos últimos cinco anos, quase um milhão de toneladas de detritos foram retirados dos reservatórios, sendo 144 mil neste ano até outubro.

O sistema de monitoramento dos piscinões e polderes é tecnológico e integrado. Sensores de nível e de motobombas instalados nos reservatórios enviam dados em tempo real para o Sistema Urano, que permite acompanhar o volume de água armazenado e o funcionamento dos equipamentos. O sistema também emite alertas automáticos em casos de níveis críticos ou falhas, possibilitando resposta imediata das equipes técnicas.

Os projetos das estruturas são dimensionados para suportar eventos extremos de chuva, assegurando que o armazenamento temporário da água contribua para evitar alagamentos em áreas urbanas. O escoamento controlado é iniciado à medida que as chuvas diminuem e o nível dos córregos receptores se normaliza, quando as bombas são acionadas para drenar a água acumulada de forma segura e eficiente.

Aliado a isso, as subprefeituras também realizam serviços diários de zeladoria, com limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais, sendo que 143 mil desses equipamentos foram limpos, além de 43 mil foram reformados. A rede de contenção, manutenção frequente e o uso de tecnologia avançada são formas usadas para a prevenção das enchentes, garantindo a segurança da população em áreas de risco diante das mudanças climáticas.
 

collections
Galeria de imagens