Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2025 | Horário: 18:25
Compartilhe:

Saúde apoia o evento “Natal Iluminado”, promovido pela Prefeitura de São Paulo

A novidade é a sala de monitoramento, onde enfermeiros acompanham as imagens do Sistema Smart Sampa para oferecer assistência à população
A imagem mostra um ambiente decorado com luzes e enfeites natalinos, em que uma profissional de saúde, vestindo jaleco branco, usa um termômetro para verificar a temperatura de uma mulher que tem cabelos cacheados tingidos de vermelho, usa roupas escuras e está sentada.

Foto: Acervo/SMS

A Prefeitura de São Paulo promove a programação festiva do “Natal Iluminado” até 6 de janeiro. Para dar assistência à população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dispõe de profissionais nos principais pontos.

“Neste ano, a novidade é a criação da sala de monitoramento, instalada dentro do prédio da SMS, onde enfermeiros analisam as imagens de 363 câmeras do sistema Smart Sampa, localizadas em pontos turísticos da região central, para dar o suporte adequado para eventuais demandas de saúde”, explica o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. 

Dentre os locais monitorados estão o Theatro Municipal, o Pateo do Collegio e a Praça da República. Nestes lugares, 20 enfermeiros realizam medição de temperatura e de pressão arterial, no período das 18 horas às 22 horas. No caso de uma possível emergência, a sala de monitoramento aciona as equipes das ambulâncias extras, que farão o encaminhamento para um dos equipamentos de saúde que funcionam 24 horas na região central: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sé ou o Pronto Socorro Barra Funda, que juntos contam com mais de 1.200 profissionais de saúde.

Em cinco dias desde o início do Natal Iluminado, em 27 de novembro, foram realizados 737 atendimentos, sendo 601 aferições de pressão, 235 medições de temperatura e 2 encaminhamentos via ambulâncias até as unidades de saúde. 

Até 6 de janeiro, o Centro Histórico de São Paulo se transforma em um circuito natalino gratuito com mais de 50 pontos decorados e iluminados. Entre as atrações estão projeções mapeadas em prédios históricos, como Correios, Theatro Municipal, Pateo do Collegio e Prefeitura de São Paulo, com nove sessões diárias entre 19h20 e 21h40, além de árvore gigante, presépio e até uma pista de patinação no gelo no Largo São Bento.

Réveillon 

Já para o “Réveillon na Paulista” serão instalados sete postos de saúde ao longo da avenida Paulista: 

  • Posto 1 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista X Rua Bela Cintra  
  • Posto 2 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista x Augusta
  • Posto 3 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista x Frei Caneca
  • Posto 4 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista X Alameda Ministro Rocha Azevedo 
  • Posto 5 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista X Rua Peixoto Gomide 
  • Posto 6 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista em frente Parque Trianon
  • Posto 7 + 1 UTI + 1 Básica - Avenida Paulista X Rua Professor Otavio Mendes 

Além disso, o atendimento será reforçado pelas quatro bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que atendem a região da Avenida Paulista, com nove ambulâncias 24 horas e 12 motolâncias funcionando no período diurno. 

O palco do Réveillon na Paulista irá receber 10 atrações artísticas como Ana Castela, Maiara & Maraisa, João Gomes e Belo em mais de 14 horas ininterruptas de música, além da tradicional queima de fogos silenciosos que deve durar 15 minutos. 

De acordo com projeções da Faculdade Getulio Vargas (FGV), as diversas iniciativas realizadas durante o período de festas devem movimentar a economia da capital em mais de R$ 2 bilhões, com geração de cerca de 18 mil empregos.

 

 

collections
Galeria de imagens