Secretaria Municipal da Saúde
Covisa apresenta trabalhos no 14° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Durante o período do dia 28 de novembro até 3 de dezembro, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e do Programa Municipal de Imunizações (PMI), participou do 14° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão 2025 em Brasília (DF). O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e teve como tema principal: “Democracia, equidade e justiça climática: a saúde e o enfrentamento dos desafios do século XXI”.
A 14ª edição do evento teve como objetivo mostrar as grandes questões presentes no cotidiano da sociedade em relação a saúde coletiva, para elas serem amplamente debatidas, evidenciando os tópicos cruciais para a promoção do bem estar das pessoas. “Trazer para o centro do debate o clima, associado à equidade e à democracia, reflete o compromisso da comunidade da saúde coletiva de compreender e propor iniciativas e diretrizes que contribuam para o enfrentamento dos grandes problemas causados pelas emergências climáticas, como os impactos diretos na biodiversidade, o racismo ambiental e o sofrimento vivenciado pelas pessoas.” – carta da organização do congresso.
Durante os seis dias de congresso, os profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da Covisa participaram das atividades para aprimoração profissional e também apresentaram as experiências exitosas da Vigilância e Imunização no Município de São Paulo. Entre os diversos projetos enviados, por pesquisadores e trabalhadores da saúde de todo o Brasil, a Covisa teve seis trabalhos selecionados, dentre eles cinco para apresentação oral no Congresso e um pôster. A seleção reconhece a importância das práticas realizadas pela Coordenadoria na cidade de SP. Veja abaixo os projetos apresentados no evento:
“Monitoramento e avaliação da descentralização da investigação de óbitos por dengue no município de São Paulo: uma experiência com uso da metodologia okr” – Apresentado por Cristiane Aluiza Gonçalvez na modalidade oral.
“Classificação dos níveis de transmissão de dengue no município de São Paulo como ferramenta de gestão e resposta em saúde pública” – Apresentado por José Olimpio Moura de Albuquerque na modalidade pôster.
“Vigilância dos óbitos por dengue na epidemia de 2024 no município de São Paulo: fluxo de investigação e integração da rede de atenção à saúde” – Apresentado por Noeci Ferreira da Silva Pedroso na modalidade oral.
“Desafios na investigação de transmissão de dengue por transfusão ou transplante. Experiência da vigilância epidemiológica do município de São Paulo” – Apresentado por Juliana Monteiro de Rezende na modalidade oral.
"Declaração de Vacinação Atualizada (DVA): Estratégia para aumento da cobertura vacinal da cidade de São Paulo" – Apresentado por João Gregório Neto na modalidade oral.
"Operação Baixas Temperaturas (OBT) na cidade de São Paulo: tendas de vacinação para as pessoas vivendo em situação de rua" – Apresentado por João Gregório Neto na modalidade oral.
Veja mais fotos do evento abaixo:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
