Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2025 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Capela do Socorro ganha UBS Jardim Kioto, com capacidade para 11 mil atendimentos por mês

Unidade é a 480ª do tipo na cidade de São Paulo; território contará ainda com a UPA Grajaú, com entrega prevista para 2026, além de outros equipamentos, entre novos e novas instalações
A imagem mostra a fachada de uma Unidade Básica de Saúde recém-inaugurada, identificada como UBS Jardim Kioto – Ignês Fontana Tatto. O prédio é amplo, de dois andares, com pintura branca e detalhes em azul, além de muitas janelas alinhadas horizontalmente. Em frente à unidade, diversos profissionais de saúde — alguns usando coletes do SUS e identificados como agentes comunitários de saúde — conversam em pequenos grupos. Outras pessoas também estão reunidas próximo à entrada, dando ao ambiente um clima de movimentação típica de evento de abertura ou visita técnica. Ao fundo, árvores altas completam a paisagem em um dia claro e ensolarado.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta sexta-feira (5) a Unidade Básica de Saúde. Jardim Kioto – Ignês Fontana Tatto, localizada na rua Dunkerque, na Zona Sul da capital. Essa é a 480ª UBS da cidade de São Paulo, totalmente equipada e pronta para oferecer atendimento em Atenção Básica, incluindo consulta médicas, odontológicas e de saúde mental para a população. Até 2016, a cidade contava com apenas 451 UBSs.

A nova unidade contará com seis consultórios médicos, consultório odontológico, salas de ginecologia, classificação de risco, saúde da mulher, sala de vacinação, sala de curativos, sala de medicação, além de raio-X odontológico, farmácia, entre outros espaços. O equipamento também conta com banheiros acessíveis, garantindo o acolhimento necessário e uma estrutura moderna para o atendimento dos munícipes.

Com investimento de mais de R$ 13 milhões, a UBS Jardim Kioto, gerenciada pela Associação Saúde da Família (ASF) se soma aos mais de 50 equipamentos públicos de saúde da região da Capela do Socorro. Estarão disponíveis na unidade um total de 83 profissionais, inclusive cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e três equipes de Saúde Bucal. Serão cinco médicos generalistas, três cirurgiões-dentistas, cinco enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 30 agentes comunitários de saúde (ACSs), além de fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, farmacêuticos, técnicos de farmácia, e profissionais de apoio.

“É uma alegria inaugurar a 480ª UBS de São Paulo”, disse o prefeito Ricardo Nunes, enfatizando a mobilização da comunidade para a conquista do novo equipamento. “É um exemplo do que é uma boa política, que leva conquistas para a população”. Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, “Com os investimentos que vêm sendo feitos pela Prefeitura de São Paulo, conseguiremos dar assistência a toda a população SUS dependente da região.” 

Deyse Ouro supervisora da Capela do Socorro, ressalta a ampliação na cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) com as novas UBSs da região. “Hoje, a Capela do Socorro alcança 70% de cobertura da ESF e avança para chegar a 100% com as novas unidades”. Também lembra o papel essencial do agente comunitário de saúde junto à comunidade. “Por ser da região, ele acompanha a população em suas necessidades e sempre que necessário leva as questões para dentro da unidade”, lembra a supervisora, acrescentando que, em um território marcado por extensas áreas de preservação ambiental, as equipes de ESF também são importantes pela presença do agente de promoção ambiental (APA), contribuindo para um cuidado mais completo e adequado às necessidades locais.

A enfermeira Cibeli Albuquerque, gestora da unidade, diz que a Jardim Kioto “É um sonho da comunidade, e estamos aqui para fazer com que isso funcione da melhor forma possível, de forma humanizada; seremos mais de 80 profissionais trabalhando para isso.” A empreendedora Jerusa Cabral de Silva, 53, que mora a cinco minutos da UBS, concorda. “Teremos mais médicos, um atendimento mais digno, e acredito que também vai desafogar as outras UBSs da região.”

André Luiz da Silva, 49, analista financeiro, morador antigo do bairro, diz que ter uma UBS do lado de casa é um benefício e qualidade de vida: “Nessa unidade teremos cuidados para a saúde da mulher, do idoso, teremos dentistas, e estando do lado de casa, isso facilita a vida das pessoas, é para todos.” 

UPA Grajaú e novas unidades
Além da UBS Jardim Kioto, a Saúde Municipal tem ampliado a estrutura da saúde na zona sul da cidade. Mais seis Unidades Básicas de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em construção ou recebendo novas instalações.

Entre os novos equipamentos em desenvolvimento, está a UPA Grajaú, que funcionará 24 horas e terá capacidade para realizar 16 mil atendimentos por mês em urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral. O equipamento tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2026 e recebe investimento de mais de R$ 18 milhões. Estão previstos 27 leitos, seis consultórios, sala de raio-X, sala de gesso, de ortopedia, de sutura, elevadores, salas de medicação adulto e infantil, consultório odontológico, sala de eletrocardiograma e outros.

Também estão em andamento as obras das futuras UBSs Cidade Dutra, Vila Rubi, Jardim Progresso e Jardim Itajaí, além das novas instalações das UBSs Cantinho do Céu e Bororé. Com exceção da Jardim Itajaí, as unidades têm previsão de entrega para 2026.

Outras duas unidades estão em fase de início de obras e serão integradas a conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura: UBS do Conjunto Habitacional Alto da Alegria e UBS do Conjunto Habitacional Antero Gomes. Somam-se ainda as intervenções do Paulistão da Saúde e as novas instalações da UBS Jardim Orion/Guanhembu.

Rede assistencial
O território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Capela do Socorro conta com outras 27 UBSs, sendo duas integradas a Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), um Hospital Municipal, um Ambulatório de Especialidades (AE), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), dois Centros Especializados em Reabilitação (CER), seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) – sendo dois da modalidade Álcool e Drogas, dois Adulto, e dois Infantojuvenil, um Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), seis Serviços de Residência Terapêutica (SRT), três Unidades de Acolhimento Adulto (UAA), um Serviço de Assistência Especializada (SAE) em IST/Aids, uma Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), além do Centro de Exames da Mulher (CEM), entregue em abril deste ano, serviços como o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), entre outros.

collections
Galeria de imagens