Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Projetos da Prefeitura de SP para capacitação de jovens empreendedores chegam na Expo Favela em São Paulo
Nos dias 29 e 30 de novembro, a Expo Favela Innovation ocorrerá na Expo Center Norte, Av. Otto Baumgart, 1000, na cidade de São Paulo. Na ocasião, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de sua Coordenação de Políticas para a Juventude, apresentarão dois importantes projetos: Meu Trampo e Bolsa Trabalho - Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. Em um stand oficial da Prefeitura de São Paulo, presente por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), os participantes da expo poderão tirar dúvidas e receber todas as informações sobre os programas.
Além disso, o segundo dia terá uma programação especial de podcasts de bate-papo a respeito de dois temas: às 13h, a conversa será sobre os programas Meu Trampo e Bolsa Trabalho - Juventude, Trabalho e Fabricação Digital e, às 17h, o tema será o Núcleo de Direitos Humanos e os 15 Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, importantes equipamentos da SMDHC.
A Expo Favela tem o objetivo de dar visibilidade para cada iniciativa e proporciona um encontro com investidores capazes de acelerar os empreendimentos e gerar negócios. As iniciativas da SMDHC se alinham à proposta do evento, pois atendem jovens em situação de vulnerabilidade, estimulando o protagonismo juvenil e fortalecendo a atitude empreendedora.
Meu Trampo e Bolsa Trabalho são projetos desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de sua Coordenação de Políticas para a Juventude, para fomentar a capacitação de jovens empreendedores e multiplicadores de conhecimento.
O Programa Meu Trampo tem como objetivo capacitar novos micros e pequenos empreendedores jovens que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social, por meio de aulas teóricas, apoio para criação de um plano de negócios e acompanhamento de consultores por 90 dias. Trata-se de uma parceria firmada com o Instituto Besouro Fomento Social e Pesquisa.
Por meio da metodologia By Necessity, desenvolvida pelo Instituto, os participantes recebem formação para executar projetos de negócios a partir da definição de passos práticos e um plano de ação.
O Programa Bolsa Trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) em cooperação com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e tem como objetivo a formação de jovens nos temas de fabricação digital, empreendedorismo, mercado de trabalho, direitos humanos e cidadania, nos 17 FabLabs da cidade e em equipamentos municipais.
O programa também oferece uma bolsa auxílio no valor de R$ R$785,57 para garantir a manutenção e a permanência dos jovens, usados principalmente no transporte e em alimentação. Jovens de 16 a 20 anos devem seguir os seguintes critérios para participação: estar desempregado, residir em São Paulo há mais de dois anos, ter a renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e estar matriculado em escola pública ou ter concluído o ensino médio.
Confira abaixo os videoscasts produzidos pela SMDHC na Expo Favela em São Paulo:
Meu Trampo e Bolsa Trabalho - Juventude, Trabalho e Fabricação Digital
Núcleo de Direitos Humanos e os 15 Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
