Subprefeitura Butantã

Terça-feira, 2 de Dezembro de 2025 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Prefeitura promove evento sobre inovação em prevenção ao HIV

Estudo apresentado durante seminário realizado na última sexta-feira (28) avaliará adesão de públicos específicos a uma profilaxia injetável semestral contra o vírus causador da Aids

A capital paulista foi o centro das discussões mais avançadas sobre inovação em prevenção ao HIV no Brasil na última sexta-feira (28), durante a 17ª edição do Seminário de Pesquisas em IST/Aids realizado no Hotel Pestana, no bairro do Paraíso, Zona Sul da cidade.

Durante o evento, promovido pela Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pesquisadores, gestores públicos e trabalhadores dos serviços especializados da rede municipal assistiram à apresentação de um novo estudo, o ImPrEP LEN Brasil, medicamento injetável usado como prevenção e tratamento do HIV e que deve ser administrado semestralmente. No encontro também foram abordados outros avanços e perspectivas referentes à essa doença e outros males sexualmente transmissíveis.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde na mesa de abertura do seminário estiveram presentes Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo; Sandra Sabino, secretária-executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs); Luiz Artur Caldeira, chefe de gabinete e Carmen Silvia Carmona de Azevedo, coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa.

O evento reuniu como convidados Mariza Vono Tancredi (Programa Estadual de DST/Aids); Beatriz Grinsztejn (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz e presidente da International Aids Society); Valdiléa Veloso (pesquisadora titular do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz) e Ricardo Vasconcelos (infectologista e pesquisador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo HC/FMUSP).

“Mais do que um seminário científico, este é um espaço de diálogo e troca de experiências, com foco em um sistema de saúde mais inclusivo e humano, que promove a dignidade e combate o estigma e a exclusão”, enfatizou Mariza Vono Tancredi.

Para a pesquisadora Valdiléa Veloso, dentro da perspectiva de que desde o início da epidemia de HIV/Aids, nos anos 80, o Brasil se colocou na vanguarda mundial em termos de incorporação de novas tecnologias de combate ao HIV, São Paulo se destaca. “A cidade é uma inspiração para todos nós, pois está sempre à frente na incorporação de novas estratégias, estamos sempre atentos ao que é feito aqui”.

De acordo com Beatriz Grinsztejn, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, São Paulo se torna referência na área pois a Secretaria Municipal de Saúde promove pesquisas sobre HIV/Aids em seus vários equipamentos, colocando a produção científica a serviço da prática. “Esses estudos amparam as ações em IST/Aids e geram resultados que se traduzem em políticas públicas”, destacou.

Estratégia de acesso

A capital registra oito anos consecutivos de queda nas novas infecções, totalizando redução de 53% desde 2016. Naquele ano, foram registrados 3.761 novos casos de HIV, em comparação a 1.766 em 2024.

Cristina Abbate recordou que São Paulo concentra metade de todas as Profilaxias Pré-Exposição (PrEPs) e Profilaxias Pós-Exposição (PEPs) do país, por meio de uma estratégia de acesso que reconhece que os novos casos se concentram em públicos diversos, em especial entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A capital registrou 18.500 novos cadastros para PrEP entre janeiro e outubro de 2025, uma alta de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, ultrapassando mais de 75 mil pessoas cadastradas. A PEP também apresentou crescimento, com 24.424 dispensações entre janeiro e outubro de 2025, crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além de dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE), a Rede Municipal Especializada em IST/Aids investe em ações extramuros como as unidades itinerantes CTA da Cidade e PrEP na Rua, que percorrem as várias regiões da cidade levando testes, orientação, encaminhamento e distribuição de insumos. Em 2023 também inaugurou a Estação Jorge Beloqui, dentro da Estação República do Metrô, e em 2024 começou a disponibilizar máquinas automáticas para retirar de PrEP e PEP nas estações. Hoje são cinco máquinas em operação, com 7.500 profilaxias retiradas, após consulta e obtenção de prescrição no canal SPrEP, disponível dentro do app e-saúdeSP – outra inovação da Coordenadoria de IST/Aids.

ImPrEP LEN Brasil

Conduzido a partir de 2026, o estudo ImPrEP LEN Brasil, liderado por Beatriz Grinsztejn, avaliará a adesão a uma alternativa injetável de efeito semestral para a PrEP. O público-alvo do protocolo, que ocorrerá em sete cidades brasileiras (São Paulo, Campinas, Florianópolis, Manaus, Salvador, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro), é composto por HSH (homens que fazem sexo com homens), pessoas transgênero e não binárias, com idade entre 16 e 30 anos. O objetivo é dar subsídios a uma eventual incorporação desta nova forma de PrEP no Sistema Único de Saúde. A apresentação injetável, lenacapavir, está atualmente em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O 17º Seminário de Pesquisas em IST/Aids apresentou ainda resultados de pesquisas como a de Danielle Davanço, psicóloga do SAE Cidade Líder II, que analisou a interrupção não programada do tratamento de pessoas vivendo com HIV e os desafios enfrentados pelas equipes na manutenção do cuidado.

Outro trabalho, conduzido por Carolina Marta de Matos, coordenadora de Diagnóstico da Coordenadoria de IST/Aids, apresentou a implantação piloto dos testes rápidos treponêmicos (exames de sangue que detectam anticorpos específicos contra a bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis) e não treponêmicos para diagnóstico da doença, ampliando a capacidade diagnóstica da rede. Já o estudo de José Araújo de Oliveira Silva, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Científico da Coordenadoria de IST/Aids, trouxe resultados preliminares sobre o perfil de usuários que acessam as máquinas de entrega de métodos de prevenção ao HIV, contribuindo para aprimorar estratégias de acesso à PrEP e à PEP no município.

collections
Galeria de imagens